segunda-feira, 30 de julho de 2012

Casa do Poeta Jales


Poeta jalesense é premiado em Concurso de  Consciência Negra




André Gandolfo, poeta e compositor, 17 anos, nesta semana foi o vencedor do 1º Concurso de Rima e Poesia "Consciência Negra: Todo dia é dia". Dentre as várias poesias que disputaram o concurso, André obteve uma vantagem de 100% sobre o segundo lugar, somando 103 votos.


Como prêmio, Gandolfo receberá 1.000, dos 5.000 marcadores de páginas que serão produzidos pelo Ponto de Cultura Mistura e Gingada de Santo André com sua poesia em todos eles, além, de receber uma camiseta do Ponto.

Em sua primeira participação num concurso de poesia, André confessa que é uma imensa honra poder lograr uma vitória por ser a primeira participação, e, ressalta inclusive a importância destas atividades: "É em concursos assim que, além de podermos divulgar nossa obra, temos a chance de levantar conceitos como o respeito às diferenças, como é o caso deste.


Para conhecer um pouco da obra de André Gandolfo, acesse: www.andregandolfo.com.


Abaixo segue transcrita a poesia vencedora:




Celebrar


Vida das cores brotam, enfeitam

Cantam cores quentes, cores claras, todo tom

Vibra toda pele, toda cara, todo som

É poesia, é raça forte, é Brasil

É a folia na cantoria,da paisagem senhoril


Qual a cor da noite, céu banhado de escuridão

É a pele bronzeada, dourada, marrom


E toda hora é hora

De cantar a excelência negra

Toda dia é dia

De gingar a sapiência negra

Todo ano é ano

De celebrar a consciência negra!

(André Gandolfo)




Disponível em<http://www.santafeonline.com.br/portal/home.php?content=noticia&id=11893>Acesso em: 25/11/2011

Cavalheiro Verardo Neto


Palmieri recebe visita de Cavalheiro Neto e conhece obra de ficção do escritor sobre futebol

Livros apresentam passagens onde o autor retrata a Copa do Mundo no Brasil e a conquista da Medalha de Ouro Olímpica pela Seleção Brasileira


Em seus dois volumes da obra “O Repórter Esportivo e o Técnico de Futebol”, o escritor Cavalheiro Verardo Neto retrata no transcorrer da história a Copa do Mundo de Futebol no Brasil e a conquista da Medalha de Ouro Olímpica pela Seleção Brasileira. As obras de ficção foram apresentadas ao secretário Roberto Palmieri, em visita do escritor à Secretaria Municipal de Esportes.

O escritor, que tem seis livros publicados com estilos diversificados entre romances, crônicas e poesia, já vendeu cerca de 2.000 exemplares da sua obra. Ele é patrocinado por empresas locais e da região e comercializa seus livros de forma peculiar – pessoalmente, por meio de abordagem direta pelas ruas da cidade ou para interessados no comércio local. Os contatos para aquisição de sua obra podem ser feitos pelo e-mail cavalheiroescritor@gmail.com ou pelo telefone (16)3941-4027.

O secretário Palmieri conheceu a obra do escritor, particularmente os dois volumes da ficção que tem como personagens centrais um repórter esportivo e um técnico de futebol amador. Comentou que o hábito da leitura em qualquer gênero é algo que o brasileiro precisa cultivar.

Precisamos incentivar a prática da leitura, principalmente entre os jovens”, ressaltou. Agradeceu a visita de Cavalheiro Verardo e disse que a SME está aberta para apoiar a divulgação de obras que tenham como foco as modalidades esportivas, “já que o esporte é fator de inclusão social, saúde e, para muitos, um modelo de condução de vida e de bem estar físico e mental”, concluiu.


Sandra Garcia

Racionais, nós...

Sandra Garcia

A Poesia

"A poesia é atrevida, alcança os cantinhos da alma".

domingo, 29 de janeiro de 2012

Casa do Poeta

Casa do Poeta e do Escritor retoma suas atividades





A Casa do Poeta e do Escritor de Jales (CPEJ), em reunião realizada no dia 08 de junho, constituiu sua nova diretoria para reinício das atividades.

Na reunião foram tratados vértices de trabalho, como novos concursos de poesia, saraus, eventos beneficentes, exposições de pintura e shows. Também foi definida a criação deste blog como forma de documentar a história literária da cidade, no passado, presente e futuro.

O segundo encontro, ocorrido no dia 14 do mês corrente, contou com a presença do poeta e ativista cultural Joaquim Moncks, atual Coordenador Executivo Nacional da Casa do Poeta Brasleiro (POEBRAS), como forma de oficializar, nacionalmente, as atividades historiográficas da entidade e dos projetos vindouros.

A entidade está aberta ao público interessado, principalmente aos amantes da escrita e da leitura poética, bem como da Cultura e das Artes em geral.

Contato:

Cavalheiro Verardo Neto - Fone  (17) 97518706